Não é só para o piloto que andar de moto significa experimentar sentimentos únicos, adrenalinas novas. Para quem está de carona, esses sentimentos são compartilhados.

Mas lembre-se: a segurança vem sempre em primeiro lugar e é importante, ao passageiro, para não atrapalhar o piloto, se posicionar corretamente na garupa da motocicleta.

Por essa razão, o blog da Saga BMW Motorrad preparou, a seguir, algumas dicas de posicionamento para o garupa da moto. Confira.

1 - Acompanhe o condutor nas curvas, não fique como uma “geladeira” dura parada na mesma posição. Bom senso é necessário, apenas acompanhar, não jogar ou soltar o corpo. Tudo pode desequilibrar o piloto. Nunca vá no sentido oposto ao corpo dele, isso vai derrubar vocês;

2 - Deixe para conversar depois. O ideal é não falar com o motorista enquanto ele está dirigindo. Antes de subir na moto você pode combinar sinais de “mais rápido” e “mais devagar”. Fale apenas o fundamental;

3 - Fique colado no banco ao passar em uma valeta, lombada, tartaruga, olho de gato ou quebra-molas. Não levante o corpo nem se mova, apenas deixe a moto avançar;

4 - Em velocidade, o corpo do passageiro deve ficar o mais próximo possível do corpo do piloto.

5 - Suba na motocicleta depois do condutor e só após ele autorizar. O piloto precisa estar pronto e bem apoiado para receber o peso do seu corpo. Para subir na motocicleta, apoie o pé na pedaleira oposta à descarga da motocicleta; coloque as mãos no ombro do condutor e levante o corpo fazendo a força para sair do chão; passe o pé (que não está na pedaleira) por cima do banco e apoie esse pé na pedaleira do outro lado da moto.

Para descer, o sentido é o mesmo! Apoie as mãos nos ombros do piloto, levante-se com os dois pés ainda na pedaleira, contorne uma perna por trás até apoiá-la no chão. Feito isso, basta tirar o outro pé da pedaleira.

Fácil né? Agora você já pode ser um ótimo garupa e aproveitar inúmeras viagens de moto.

Gostou destas dicas de como se comportar na garupa de uma moto? Ótimo! Agora, se você ainda não tem uma moto para poder levar alguém especial de carona, passe aqui na Saga BMW Motorrad, temos excelentes opções. Venha conferir.