Historicamente na vanguarda das evoluções tecnológicas presentes nos mundo automotivo, a BMW acaba de anunciar uma novidade que promete, mais uma vez, abalar as estruturas do setor.

De acordo com a montadora alemã, a partir de 2021, todos os carros da BMW virão equipados com internet 5G, o que deixa o futuro autônomo, evidentemente, bem mais próximo.

O anúncio aconteceu em Las Vegas, durante a Feira Internacional Consumer Eletronics Show (CES), que é o maior evento de tecnologia de consumo do mundo.

Para concretizar essa promessa, a BMW contará com o suporte da Samsung, que mostrou na CES 2020 a sua tecnologia para internet móvel 5G.

De acordo com a BMW, o primeiro carro da marca a receber essa tecnologia será a versão de produção do SUV conceito iNext, com os demais veículos da gama recebendo gradualmente.

Benefícios do 5G a bordo de um BMW

A partir de uma velocidade maior de internet, a pretensão é que os veículos “conversem” melhor tanto com os demais carros próximos como com a infraestrutura local.

Isso possibilitará, por exemplo, que situações como acidentes, buracos na pista, estado do tráfego e condições meteorológicas sejam comunicadas, o que é um passo fundamental para a condução autônoma – um futuro próximo.

Realidade brasileira para a chegada do 5G à BMW

Para que um carro equipado com internet 5G rode utilizando essa tecnologia, evidentemente é necessário que o local receba cobertura 5G, o que ainda não é o caso do Brasil.

Por aqui, as primeiros frequências para o sistema 5G rodar foram disponibilizadas pela ANATEL, o que é uma esperança, embora as operadoras de telefonia digam que o 5G não chegará ao Brasil antes de 2021.

Com isso, naturalmente, a BMW somente desembarcará os seus veículos 5G no Brasil após a instalação por completo da tecnologia no país.

Enquanto o que nos resta é esperar o avanço da tecnologia 5G no Brasil, por que não dar um pulo na Saga BMW e conhecer os atuais modelos disponíveis da BMW?

Certamente você não irá se arrepender. Agende aqui.