Blog - Saga BMW

Conheça um pouco da trajetória de sucesso da BMW

10/03/2020




Conheça um pouco da trajetória de sucesso da BMW


Quem hoje vê todo o sucesso que a BMW ostenta mundo afora não imagina como a marca batalhou, ao longo dos anos, para alcançar esse renome de excelência.

Trata-se de uma das trajetórias mais belas e encantadoras do ramo automotivo global, com direito, inclusive, a um período de fabricação – veja só – de panelas. Isto mesmo: panelas!

Mas, bem, a história da BMW começou antes disso, em 1916, desenvolvendo motores para aviões, tendo a ampliação da gama de produtos fabricados aumentado após a Primeira Guerra Mundial.

Foi aí que itens como motores de motocicletas, equipamentos agrícolas, freios de trens e utensílios de cozinha, como panelas, passaram a ser fabricados pela BMW.


Os primeiros veículos BMW


Em 1923, surgiria o primeiro veículo da BMW, uma moto, batizada de R 32.

Já o primeiro carro da BMW apareceria em 1928 – feito que só se tornou possível com a compra da Automobilwerk Eisenach, a cerca de 400 km da sede da empresa, em Munique.

Foi a partir de 1933 que começaram a surgir os carros maiores da BMW – então com projeto BMW, como por exemplo o 303 (o primeiro com grade dividida em duas partes, como a usada ainda hoje) e seus descendentes (315, 319, 320 e 321), além dos cupês 327 e 328 e dos médios 326 e 335.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, as fábricas da BMW restaram bombardeadas e postas à pique pelos adversários da Alemanha.

Após o fim da guerra, uma das formas de soerguimento encontrada pela BMW foi voltar ao negócio das panelas, comercializando-as por toda a Alemanha.


Os tempos áureos da BMW


Somente a partir da segunda metade da década de 1950 viria a profusão e o início dos anos dourados da BMW no segmento automobilístico.

Isso graças ao surgimento, em 1954, do BMW 502, que possuía motor V8 2.6 de 101 cavalos.

Este BMW 502 é considerado o primeiro grande expoente da marca alemã em termos de carro – ou seja, a porta de entrada para uma história riquíssima em potência, sofisticação e beleza.

Tudo isso desencadeou nestes tempos áureos da BMW, neste tempo presente da marca alemã.

Conheça mais sobre a BMW fazendo uma visita, hoje mesmo, à Saga BMW. A sua história merece esta história!

Fale conosco
Loading...
Faça um tour virtual